quinta-feira, 29 de novembro de 2007

MeTeNdO o BeDeLhO nA vIdA aLhEiA...


Nestes fatídicos dias chuvosos uma pergunta, que, diga-se de passagem, vem perturbando minha paz nos últimos dias e me incomodando bastante, voltou com ainda mais força e virou objeto deste post.

“Qual seria esta pergunta?” você caro leitor blogueiro poderia perguntar...

Então vamos lá:

Por que as pessoas gostam tanto de palpitar na vida da gente?

Por que perdem tempo avaliando o comportamento dos outros e dando opiniões?

E, principalmente, JuLgAnDo-As!!!!

Você já percebeu que todo mundo tem uma opinião a dar na sua vida?

Seja sobre a sua roupa, seu cabelo, sobre seu namorado ou que profissão seguir?

Como você deve trabalhar? Como deve tratar as pessoas?

Sempre tem alguém lhe dizendo como e o que fazer, como se você tivesse realmente pedido algum conselho ou opinião.
Sim, que todo mundo quer meter o dedo no mingau dos outros isso é fato, mas a dúvida é:

Por quê? O que as motiva? Será que não existe nada melhor a se fazer do que meter o bedelho na vida alheia? Do que julgar as atitudes das outras pessoas e colocá-las sempre sob o olhar atento de uma lente de aumento?

Passei a semana inteira pensando, analisando o comportamento dos que estavam ao meu lado e me questionando... e cheguei a seguinte conclusão: Ao olharmos a vida dos outros esquecemos a nossa, e, consequentemente, nos afastamos da realidade, da nossa realidade, das nossas dores, dos nossos medos, das decisões que temos de tomar. Pense bem, é muito mais fácil eu dizer a alguém que faça alguma coisa do que eu realmente fazer, porque as ordens são apenas palavras e não atitudes. É muito mais fácil apontar os erros dos outros, as atitudes e escolhas erradas dos outros do que parar e analisar as nossas atitudes.
Outra coisa que percebi é que gostamos de nos sentir importantes, gostamos de ser ouvidos, e quando palpitamos a vida dos outros estamos sendo ouvidos por alguma pessoa, quando julgamos ou nos propomos a falar mal de alguém sempre encontramos companhia, e não importa se quem nos ouve é a pessoa objeto da crítica ou não, na verdade tendemos a escolher alguém diverso, porque somos hipócritas ao extremo, sorrimos na frente e apunhalamos pelas costas. Mas voltando, gostamos da atenção que recebemos quando comentamos a vida alheia, é fácil angariar ouvintes nessas situações, e todo mundo tem mais uma coisa a acrescentar. Além disso, adoramos aqueles que nos dêem ouvidos e se proponham a propagar a nossa opinião... sim propagá-la...aí está o mais importante, propagá-la!!! As pessoas adoram comentar... ”Você viu como fulana ta gorda?” ou “Menina, nem te conto, sabe quem tá grávida?” E por aí vai... Tenho verificado que as pessoas comentam, falam e fofocam independente de motivo, isto é, não precisamos dar nenhum motivo para que elas falem, nem é necessário estarmos vivos, quantas vezes já ouvimos alguém falando mal de uma pessoa que já partiu dessa para melhor, ou pior, quem me garante?
Ok, para terminar ficam algumas perguntas...Você também adora comentar a vida alheia? Sempre tem uma opinião sobre tudo? Adora julgar as pessoas e seus comportamentos? Ama propagar as atualizações da vida cotidiana daqueles próximos a ti?
Se você caro leitor respondeu sim a pelo menos duas dessas perguntas, é minha obrigação informar que você está perdendo tempo, tempo que poderia ser gasto avaliando as suas atitudes a fim de melhorá-las, tempo que poderia ser gasto investindo em você e em seu crescimento, não na diminuição dos outros.
De qualquer forma, eu tenho tentado, e muito, deixar que da vida dos outros cuidem os outros e cuidar somente da minha que já me toma tempo suficiente.

Finalmente, nunca é demais lembrar que, só dê a sua opinião quando alguém a pedir, porque como diz o velho ditado - se conselho fosse bom não se dava, vendia!!, e melhor que palavras vãs é o silêncio.

Take care, everyone!!!

Have a nice weekend =)

Bjs=*

2 comentários:

Di Fernandes disse...

Pessoas inteligentes falam de idéias. Pessoas medíocres falam de pessoas.

Anônimo disse...

Bom eu consegui uma cidade inteira de medíocres ou mais do que isso, pois me fizeram tão falado que até a prefeitura da minha cidade veio meter o bedelho na minha vida.